Competência Geral Descritor Estrutura do item
Ser capaz de transformar informação em conhecimento    
 Modos de Pensar Diferenciar os modos de pensar baseados na estruturação do aprendizado. Complementação múltipla
Estilos de pensamento; modos de estruturação da aprendizagem.
 Estratégias de Aprendizado Categorizar os estilos de aprendizagem permeados pelas categorias do domínio cognitivo. Interpretação
Hábito e aprendizagem.
 Competências para o sec. XXI: aprender a enfrentar a incerteza Avaliar a realidade social a partir de uma perspectiva crítica que prioriza a articulação dos saberes. Asserção-razão
Articulação dos saberes; pensamento crítico e exploração do conhecimento.
Compreender a lógica de situações cotidianas
 Desafios lógicos Resolver problemas de situações cotidianas com o uso de desafios lógicos. Interpretação
Jogos e lógica; situações cotidianas enquanto desafios.
 Pensamento Lógico e Razoabilidade Aplicar o pensamento lógico em situções que exigem a tomada de decisões. Interpretação
Lógica e cotidiano; racionalidade; lógica e tomada de decisões.
 Lógica e inferência Compreender diferentes tipos de raciocínios
inferenciais.
Resposta única
Tipos de raciocínio inferenciais; dedução, indução e abdução.
Conhecer estratégias de construção do raciocínio lógico para ser capaz de utilizá-las na resolução de problemas
 Lógica e resolução de problemas Elaborar hipóteses para resolução de problemas com base na validade dos argumentos. Asserção-razão
Estruturação de argumentos; falácia e validade de argumentos.
 Problemas de correlação Criar argumentos a partir dos princípios de correlações lógicas para a defesa de teses enunciadas. Asserção-razão
Princípios de correlação; relações de causa e efeito.
 Mecanismos lógicos Demonstrar a resolução de problemas com o uso de mecanismos lógicos. Complementação múltipla
Lógica aplicada à resolução de problemas.
Abordar criativamente uma situação-problema para ser capaz de trilhar novas possibilidades de resolução
 Criatividade e resolução de problemas Analisar as etapas que constituem o processo criativo. Interpretação
Pensamento e criação; estruturação do processo criativo.
 Situações-problema e remixagem Diferenciar situações envolvendo os elementos da remixagem. Complementação múltipla
Situações-problemas; cópia, plágio e influência.
 Métodos colaborativos para resolução de problemas Esta unidade de ensino não será contemplada na Prova Modular, cabendo ao docente avaliá-la por meio dos demais instrumentos avaliativos.  
Metodologias de colaboração aplicadas à resolução de problemas.