Competência Geral Descritor Estrutura do item
Compreender o processo de “Restauração Monárquica” que acompanhou a queda de Napoleão Bonaparte e o estabelecimento de uma “hegemonia coletiva” entre as potências europeias; Analisar as primeiras “ondas” da Revolução Industrial e seus impactos na dinâmica entre as potências hegemônicas europeias.    
A consolidação das estruturas capitalistas de produção Analisar como as potências europeias consolidaram uma hegemonia coletiva após a queda de Napoleão Bonaparte. Interpretação.
O império Napoleônico
O Congresso de Viena: a ordem internacional
A unificação da Itália e da Alemanha
Nações e nacionalismos
Avaliar o processo de crítica aos postulados políticos do Absolutismo sob influência do Iluminismo e identificar os diferentes contextos que integraram o processo da Revolução Francesa e os elementos do pensamento político-filosófico que inauguraram o pensamento político contemporâneo.    
O mundo moderno e a liberdade Reconhecer os termos associados à visão de mundo iluminista. Resposta única.
Entre a cultura do Antigo Regime e o Iluminismo
O Iluminismo
A independência dos Estados Unidos: formação e consolidação da nação
As revoluções burguesas
Compreender a dinâmica sócio-política do mundo feudal e identificar os fatores que levaram à sua desagregação.    
O sistema feudal Comparar as formas de organização política das civilizações da Antiguidade e a dinâmica de relações entre os diferentes Impérios. Complementação múltipla.
O Sistema Feudal
A queda do império romano
O mundo antigo em transição: a Alta Idade Média
A formação da Europa: a Baixa Idade Média
O sistema de Estados na Idade Média
Analisar a construção das Monarquias Modernas e os embates que explicitaram os dilemas entre soberania e hegemonia dos atores políticos europeus; Relacionar o surgimento e crescimento dos Impérios Ultramarinos com a dinâmica de estabelecimento das colônias na América, África e Ásia, em uma “primeira onda” de mundialização sob a tutela europeia.    
As sociedades modernas Esta unidade de ensino não será contemplada na Prova Modular, cabendo ao docente avaliá-la por meio dos demais instrumentos avaliativos.  
A Renascença
Reformas religiosas do século XVI
O Estado absolutista
A expansão marítima e comercial europeia